terça-feira, 14 de abril de 2009

A lótus

A lótus é uma planta aquática da família das ninfeáceas. É conhecida também por lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia e é nativa da África e da Asia. No Brasil é conhecida como vitória-régia nativa das regiões amazonenses.
Venerada por milhões de pessoas que a consideram o símbolo máximo da pureza espiritual, a lótus é digna de de toda honra que tem, não encontramos por aí se quer seu perfume verdadeiro a ser vendido em frascos, mas seu suave nectar olfativo pode ser sentido maravilhosamente na planta viva.

No antigo Egito o lótus representava o Alto Egito (ao sul). Essa flor era o maior símbolo do amor... Para simbolizar o amor entre as pessoa, trocavam-se flores de lótus. Servia como a troca de alianças ao ficarem noivos.

O lótus fecha-se ao anoitecer e submerge na água, ao amanhecer emerge e floresce novamente, como que prestando homenagem ao sol nascente. Esta flor converteu-se no símbolo natural do sol, da criação e do renascimento. Muitas dessas flores foram encotradas em câmaras funerárias de tempos antigos, povos fabricavam dela pães e bebidas, povos da África setentrional se aliementavam da lotus. Os orientais sempre a amaram.

É uma flor dotada de todo encanto, cada lótus que nasce junto com o sol é a imagem mítica da perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário